Rio -  O Hemonúcleo da Costa Verde, em Angra dos Reis, fará campanha alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário, que é comemorado em 25 de novembro. A campanha será realizada de 26 a 30 de novembro e tem como objetivo incentivar a doação para aumentar o estoque do banco de sangue, que está baixo. O Hemonúcleo precisa receber, em média, 20 doadores por dia, mas esse número tem ficado abaixo da metade.
Para doar é preciso pesar mais de 50kg, ter mais de 16 anos, estar bem de saúde, entre outras exigências | Foto: Reprodução Internet
Para doar é preciso pesar mais de 50kg, ter mais de 16 anos, estar bem de saúde, entre outras exigências | Foto: Reprodução Internet
Doar é um ato de solidariedade que pode salvar vidas. Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas o ‘O negativo’ é o tipo que Hemonúcleo mais precisa. Durante a campanha, a unidade irá contar com uma decoração especial, e os doadores terão direito a um lanche reforçado, caprichado especialmente para a semana, com bolo, refrigerante, torta, dentre outras coisas. O material de divulgação está sendo finalizado e inclui cartazes, folders e broches.
Para doar é preciso pesar mais de 50kg, ter mais de 16 anos, estar bem de saúde e portando carteira de identidade com foto. Dos 16 aos 18, é preciso que o doador esteja acompanhado dos pais; acima dos 65 anos, é necessário que o doador já tenha doado sangue alguma outra vez (não pode estar doando pela primeira vez).
Outras recomendações importantes são: não estar em jejum, tendo evitado alimentos gordurosos nas últimas quatro horas, não ser portador de doenças crônicas nem infecção ativa, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas e não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura nos últimos 12 meses. Antes da doação, o voluntário passará por uma triagem onde outros critérios serão avaliados.
O Hemonúcleo da Costa Verde funciona ao lado da Santa Casa, no Centro de Angra (rua Manoel do Rosário, 67), e está aberto para doações de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h.