quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Curiosidades Sobre a Primavera Posted: 10 Sep 2012 09:00 AM PDT


É primavera

Os dias tristes e mais escuros do inverno já estão na saudade e a primavera, um dos espetáculos mais bonitos do planeta, já começou há, mais ou menos, um mês. Desde os tempos mais remotos, os povos antigos, como gregos, egípcios, sumérios, babilônios e celtas, agradeciam à Mãe Terra, como chamavam a natureza, tudo o que ela lhes dava: de alimentos a cura pelas plantas. E agradeciam promovendo grandes festivais. O da primavera comemorava a fertilidade, quando todos os seres, homens, plantas e animais, acordam do repouso do inverno para uma nova fase, quando o mundo se enfeita e se torna mais belo e fértil.

Do outro lado do mundo

  • A Festa da Primavera da China tem mais de 4 mil anos e até hoje os chineses comemoram a entrada da mais bela estação do ano com muita alegria. Como a folhinha deles é diferente da nossa, o festival chinês começa no dia 23 de dezembro e termina no dia 15 de janeiro do calendário lunar chinês. Nesse período, eles também comemoram o primeiro dia do Ano Novo Lunar com muitos fogos de artifício.
  • No Japão, as pessoas fazem uma grande festa quando as cerejeiras começam a florir. Em algumas regiões do país, os japoneses, encantados com a beleza da árvore, aproveitam para dar as boas-vindas à estação, conhecida como haru, fazendo festivais e piqueniques nos parques, nos quais vai a família inteira.

Flores e ovos coloridos

No Hemisfério Norte, a chegada da primavera acontece em fins de março. Por isso, a festa da Páscoa tem origem nos antigos festivais que comemoravam a entrada da estação. Antigos povos pagãos da Europa, como os germânicos, que deram origem aos alemães, homenageavam Ostera, a deusa da primavera. Essa divindade aparecia com um ovo em suas mãos, simbolizando a chegada de uma nova vida. Nessa época, os festivais primaveris eram decorados com ovos coloridos. Na era cristã, virou tradição comemorar a Páscoa distribuindo ovos coloridos, com as cores vivas da estação, para as crianças.

Noite igual

No Hemisfério Sul, onde se encontra o Brasil, a primavera começa oficialmente em 23 de setembro. Nesse dia, a folhinha marca o equinócio da estação. A palavra equinócio significa “noite igual”, ou seja, o dia e a noite têm a mesma duração. Diferente do inverno, quando as noites são mais longas.

Sua majestade, a rosa

A rainha das flores descende de uma família enorme, conhecida como rosaceae, cuja principal figura é… ela mesma, ora. O curioso é que todos os membros dessa família têm perfume e sabor.Assim, a rosa é considerada pelos botânicos como “prima” de nada menos do que a maçã, o pêssego, o morango, a amora, a pêra, a cereja e a ameixa. A bela nasceu no Hemisfério Norte, e é muito comum na Europa, Ásia e no Oriente Médio, em regiões onde as estações do ano são bem definidas. Os chineses foram os primeiros a cultivá-la, há mais de 5 mil anos, não só para embelezar o jardim como para produzir remédios. Da polpa da rosa, eles preparam um chá diurético que é muito gostoso. Das pétalas é extraído o óleo para tratar a pele e fazer perfume. Só para ter uma idéia, são necessários 5 mil quilos de pétalas de rosa para produzir 1 litro de óleo essencial.

Prima quem?

Em um passado muito longínquo, o ano era dividido apenas em duas partes: veris (bom tempo) e hiems (mau tempo). Mas, a partir do século 17, os estudiosos começaram a dividir o ano em quatro estações e batizaram cada uma delas com um nome originado do latim.Veja o que significam:
Primavera: A palavra origina-se de primo vere, que quer dizer princípio da boa estação.
Verão: Vem da expressão latina veranum tempus, que significa tempo da frutificação.
Outono: Originou-se de tempus autumnus, que é o mesmo que tempo de ocaso.
Inverno: De tempus hibernus, quer dizer tempo de hibernar.

Primavera

“A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la… e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega”.
Cecília Meireles (Do livro Cecília Meireles – Obra em Prosa, Editora Nova Fronteira)
Posted: 11 Sep 2012 07:00 AM PDT
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Atenas, na Grécia, descobriu que cigarros eletrônicos usados para substituir os tradicionais podem causar danos aos pulmões.

E para chegar a esta conclusão, os cientistas contaram com 32 voluntários, sendo que oito nunca haviam fumado e 24 eram fumantes.

Desses, 11 não apresentavam problemas nos pulmões e 13 tinham asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mal que destrói os alvéolos pulmonares.

Cada um dos voluntários usou os cigarros eletrônicos. E a partir deste ponto os pesquisadores fizeram uma série de testes e mediram a capacidade pulmonar dos indivíduos. Os resultados foram apresentados em um congresso da Sociedade Europeia para Saúde Respiratória, realizado em Viena, na Áustria.

Em quase todos os casos, o cigarro eletrônico aumentou a dificuldade de respiração. Em pessoas que nunca usaram fumo, a resistência das vias aéreas teve crescimento variando de 182% a 206%.

Em fumantes que não apresentavam doenças, a resistência das vias aéreas cresceu de 176% a 220%. Já em pacientes com asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica que fumam rotineiramente, segundo estudos, o cigarro eletrônico não provocou alteração pulmonar.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

LIGAÇÃO ENTRE DIAS E ORIXÁS!

Confira os Orixás e seus dias correspondentes


Sincretismo: santos e orixás

Iansã é Santa Bárbara no sincretismo religioso

No Brasil, as religiões apresentam como característica o sincretismo, com participação de rituais de candomblé, católicos, espíritas, entre outros. A partir dessa convivência, se torna comum para pessoas de diferentes credos absorverem crenças e hábitos instituídos pelo candomblé. A própria restrição ao culto do Candomblé levou ao sincretismo com o Catolicismo, colocando nomes africanos em santos católicos, a exemplo de Iansã (Santa Bárbara), Yemanjá (Nossa Senhora da Conceição), Oxossi (São Sebastião), Ogum (São Jorge), Xangô (São Jerônimo) e Omulu (São Lázaro).

“Orixás do Candomblé, os rituais, e as festas são agora uma parte integrante da cultura e uma parte do folclore brasileiro”. É o que considera a Assintec e também como explica o antropólogo do CEAO, Fábio Lima. Os elementos que fazem parte do habitus do Candomblé passam a ser institucionalizados como cultura e, posteriormente, como costume entre as pessoas – é o que se aplica ao hábito de vestir branco nas sextas-feiras.

Os orixás representam as forças que dirigem a natureza e seus fenômenos, tais como
as águas, o vento, as floresta e, os raios. Cada dia da semana é dedicado a um deles. A relação entre os orixás e as cores está na força e no valor simbólico de cada entidade. Veja no infográfico que mostra o orixá e sua cor representativa.

(Débora Fernandes)

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ESCOLAS DE BATUQUE E CURIMBA!


curimba na t.e.s.sebastião em comendador soares-nova iguaçu. rj.


Religiões - Afro-brasileiras

O universo das religiões afro-brasileiras é bastante complexo, visto que diferentes grupos étnicos deram origem a uma constelação de denominações religiosas. Nosso estudo concentra-se fundamentalmente em dois grandes grupos: a umbanda e o candomblé.
UMBANDA
Roger Bastide escreveu que a umbanda é a "nova religião dos brasileiros". Camargo disse que o crescimento da umbanda é comparável somente à vertiginosa expansão do pentecostalismo.
Para compreendermos de onde vem essa forma religiosa temos que entender sua origem no Brasil e o contexto no qual ela se desenvolve.
Origem africana?
Entre os negros que foram trazidos ao Brasil durante o período da escravidão, un grupo significativo provinha das culturas Bantos (área angolo-congolesa da Costa Ocidental e da Costa Oriental). Religiosamente, os Bantos conheciam o Ser-Supremo, denominado Zambi, mas suas práticas religiosas eram voltadas principalmente para o culto dos ancestrais, seres mortos que se comunicavam com os vivos através do processo da "possessão".
Os Bantos, cuja experiência religiosa era voltada para os antepassados, predominaram no sudeste brasileiro, nas áreas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
A respeito do caráter negro da umbanda, a questão é bastante complexa. Mesmo admitindo uma herança africana de origem banto, pelo mesmo processo como essa religião foi se constituindo, evidencia-se que a "sociedade branca" foi se apossando desse movimento religioso.
Desde seu surgimento no Brasil, a umbanda passou por um processo acentuado de embranquecimento. Essa ideologia propõe o branco como ideal a ser alcançado e, conseqüentemente, cria mecanismos para a fusão e o desaparecimento das outras etnias.

Uma sessão de Umbanda com espadas militares invocando Ogum que se associa a São Jorge
É paradoxal, mas a umbanda nasce e se desenvolve neste clima que alimenta a negação do negro, mas aceitando, também, os pretos velhos como entidades benéficas que descem no terreiro.
É o reflexo de uma sociedade ambivalente e ambígua. Fala de democracia racial, mas o modelo é dos países brancos desenvolvidos; teoriza a harmonia das raças, quando, no entanto, as favelas estão cheias de negros.
Se, de um lado, exsiste um projeto de atenuar as diferenças, de outro, o que se oculta é uma grande desigualdade racial e estrutural.
Surgimento da umbanda
A questão do surgimento desse grupo religioso no Brasil é, ainda hoje, sujeita a controvérsia, mesmo entre os umbandistas.
Alguns insistem em afirmar a descendência dessa religião das formas africanas introduzidas no Brasil nos anos da escravidão.
A maioria dos estudiosos concorda em dizer que houve uma fusão entre a macumba e o espiritismo de Allan Kardec. Esse processo parece ter começado nos anos 1920 ou 1930. Um grupo da população branca e pobre que já tinha tido uma ligação com o espiritismo, cansado com o extremo intelectualismo desse último, procurou se aproximar da macumba e de suas formas vibrantes. Surgiu um conjunto religioso que se denominou "umbanda".
Segundo a antropóloga Diana Brown, outros elementos religiosos foram se incorporando à umbanda: a feitiçaria e as práticas mágicas que parecem ter atingido no Rio neste tempo um grau de extraordinário desenvolvimento; e o Catolicismo que foi se associando, a partir do período da escravidão, a algumas religiões africanas.
O primeiro centro religioso

Oferecer comida ao orixá tem por objetivo básico a troca de energia e o champagne substitui a tracional bebida dos orixás - a aluá
É do relato de Diana Brown que aprendemos como surgiu o primeiro centro de umbanda. Conforme conta, por volta de 1920, um jovem de nome Zélio Moraes ficou paralítico. Diante do fracasso do tratamento médico, seu pai, corretor de imóveis em Niterói e adepto do kardecismo, levou-o para uma consulta na Federação Espírita Brasileira, no Rio. Lá, a entidade espiritual de um padre jesuíta disse-lhes que ele devia fundar uma nova religião. Devia ser uma religião tipicamente brasileira dedicada à veneração de espíritos de caboclos, índios e pretos velhos. Esses mesmos espíritos tinham sido excluídos das sessões do espiritismo de Allan Kardec.
Logo depois, Zélio recebeu a visita do caboclo das Sete Encruzilhadas. Foi-lhe dito que fundasse uma nova religião chamada umbanda. Assim, começou o primeiro centro de umbanda: o Centro Espírita Nossa Senhora da Piedade. Em 1938, depois de anos de mudanças, o centro instalou-se num grande prédio do centro do Rio, onde continua até hoje.
A ilusão da democracia racial
O período aproximado do surgimento da umbanda (1920 ou 1930) é uma época em que no Brasil se inicia o processo de industrialização. Com a industrialização as grandes cidades do Sul do Brasil incham-se de novas forças de trabalho. A urbanização começa a se afirmar e a mover grandes passos.
É uma época, também, em que, politicamente, se percebe a necessidade de dar um rosto a tantos povos, através da unificação, de fato, de uma nação. Getúlio Vargas, então presidente, preocupa-se em criar um novo conceito, o de nacionalidade, algo que pudesse favorecer uma identidade aos "muitos" brasileiros.
Culturalmente, surge neste período a obra prima de Gilberto Freire: "Casa Grande e Senzala".
Existe neste escrito uma preocupação em unificar o diverso e estabalecer um suporte a uma nação que está se reconhecendo como tal. Miscigenação racial e democracia racial são termos apropriados para definir uma identidade de um povo variado e diversificado.
É nesse contexto que surge a umbanda com o projeto de integrar raças e etnias diferentes, criando a harmonia de uma nação. O pai de santo umbandista incorpora dentro de si, numa mesma pessoa, as três etnias e, num ritual religioso, faz desaparecer as diferenças, fundindo as três raças.
Essa questão que elimina as diversidades, a favor de um suposta unidade, de fato, consegue abolir as divergências e as contradições, mas se insere num processo mais sutil de integração. Quando se afirma que a umbanda é uma religião "integradora" do negro na sociedade moderna e lhe favorece uma identidade, significa dissolver a especificidade da cultura negra com o intuito de esconder a real situação do negro. Nega-se, portanto, o potencial desse povo a favor de uma democracia racial. A ideologia do branqueamento perpassa constantemente a realidade da religião umbandista.
O crescimento dos terreiros de umbanda
No Brasil como um todo , é quase impossível determinar o número dos adeptos e dos freqüentadores da umbanda. Antes de tudo, essa forma religiosa só entrou no recenseamento em 1965 e, depois, a maioria continua se declarando católica, mesmo que tenha uma freqüência regular da umbanda. Pesquisas mais detalhadas foram empreendidas na cidade de São Paulo pelos pesquisadores Concone e Negrão do Centro de Estudos da Religião (CER). Pesquisando em 1982 os Cartórios de Registros de Títulos e Documentos, os dois especialistas encontraram que, em São Paulo, havia 16.600 lugares em que se praticavam as religiões mediúnicas. As casas de culto eram assim distribuídas: 12.960 terreiros de umbanda, 2.467 centros espíritas e 1.173 tendas de candomblé.
Numa comparação mais detalhada de dados, percebe-se o acentuado crescimento da umbanda. Na década de 30, encontravam-se registrados 27 terreiros; na década de 40, mais 48 terreiros; nos anos 50, mais 1025; na década de 60, 2.836 novas casas de culto foram registradas. No ano de 1982, o total dos terreiros somava o número significativo de 12.960 unidades. Se admitirmos que nem todos os lugares de culto se encontram registrados, chega-se à conclusão de que os índices seriam ainda maiores.
Dar um rosto
O primeiro dos anseios da população que a umbanda quer satisfazer é dar um rosto a indivíduos que se desintegraram no processo migratório. Desenraizados de seu mundo e sem nenhuma referência a valores familiares compartilhados pelos vizinhos, esses indivíduos vivem no vazio e sem identidade. O outro mundo e a cidade grande reduziram-nos a números e a conglomerados. O terreiro apresenta-se, muitas vezes, como o lugar de encontro. Logo de início, aparece a figura da mãe de santo, acolhedora e familiar. Os adeptos chamam-se de irmãos entre si. A visão do mundo adapta-se melhor a um ambiente urbanizado. Também as ligações primárias são reconstruídas, isto é, as ligações com os membros da família e dos vizinhos são recuperadas.
Aliviando tensões
O aspecto terapêutico também desempenha um papel notável. Diante de um sistema de saúde falho e precário; diante de uma acentuação de doenças psicossomáticas (isto é, de doenças do corpo ligadas a problemas psicológicos) que nascem das migrações violentas; e diante de uma instabilidade social e econômica sempre mais difícil de se lidar, a umbanda apresenta-se como aliviadora de tensões.
A inserção da umbanda em seu contexto cultural e social permite-nos identificar as falhas de uma sociedade excludente e, também, a exacerbação de necessidades que geram ainda mais a desconfiança e a insegurança.
O jeitinho e a malandragem
Um antropólogo de origem inglesa, radicado no Brasil, chamou a atenção para um aspecto que a primeira vista maravilhou a muitos. Peter Fry sustentava que a umbanda é preferida pelas pessoas que, diariamente, estão acostumadas a manipular através do jeitinho e da malandragem. A manipulação das entidades para obter favores insere-se num fundo de uma vida recheada de jeitinhos e favores.
Neste sentido a umbanda parece espelhar uma particular maneira de ser do capitalismo brasileiro e o reforça. Mostra que o sucesso na vida pode ser obtido não necessariamente através de canais oficiais de trabalho e estudo, mas também pela manipulação de relacionamentos pessoais, pedidos de favor e troca de benefícios.

A umbanda como religião
Os estudiosos costumam dividir as religiões em duas grandes categorias: as que ficam restritas a um grupo étnico (povo, raça, etc.) e as que vão além de um só grupo.
Sem dúvida, a umbanda pertence à segunda categoria. Desde seu aparecimento no Brasil, ela se apresentou como uma religião presente em diferentes raças e classes sociais. Diferentes revistas e jornais apresentam a umbanda como um movimento que cruza fronteiras e cujo culto já chega à Argentina, ao Uruguay, aos Estados Unidos e até à Itália.
Para entender melhor essa forma religiosa, podemos analisar cinco dimensões que, sempre segundo os estudiosos da história das religiões, caracterizam uma religião presente em diferentes camadas sociais.
As dimensões são as seguintes:
  1. o grupo de fiéis;
  2. a cosmovisão ou a ideologia;
  3. a experiência religiosa;
  4. a ética ou o conjunto de princípios de comportamento;
  5. o ritual.
1. O grupo dos fiéis
Quando uma pessoa procura a umbanda, é recebida por um grupo com o qual é fácil relacionar-se. Trata-se, em geral, de um grupo relativamente pequeno e, logo de início, se estabelece uma intensa ligação afetiva. A figura da mãe ou do pai de santo é extremamente acolhedora, transmitindo muita segurança. A pessoa sente-se em casa.
O pequeno grupo ajuda a reconstruir os laços que foram quebrados de diferentes maneiras, muitas vezes por causa de uma migração forçada, vencendo assim o anonimato e a massificação que constituem uma grande ameaça para qualquer um. Nasce, portanto, uma nova e gratificante experiência de relações entre pessoas: todos se entendem logo.
Isso não quer dizer que tudo seja paz no mundo da umbanda. Há "guerra de santos e de orixás" e há também muitas tensões no relacionamento. O processo pelo qual surge um novo terreiro é, muitas vezes, causado por dissenções internas, por rivalidades e desentendimentos. Também é verdade que o pai ou a mãe de santo nem sempre conseguem controlar as ansiedades.
Vale para a umbanda o que Rudolph Otto diz de todo poder sagrado: ele exerce uma grande fascinação e ao mesmo tempo atemoriza.
2. A cosmovisão ou a ideologia
Cosmovisão é uma palavra que se refere à maneira como alguém vê o mundo. Inclui também as respostas que são dadas aos grandes porquêsda vida humana.
Cada grupo religioso tem sua cosmovisão. Também a umbanda oferece respostas plausíveis, concretas, imediatas e eficazes.
Eis um caso concreto que ajuda a entender o que queremos dizer. Dona Joana, afetada por uma doença nervosa, depois de ter procurado inutilmente médicos e psicólogos, é convidada a visitar un terreiro. Seu problema de loucura é logo detectado: trata-se de sete encostos que atrapalham sua vida.
O que foi que aconteceu e que deve ser atentamente analisado? Foi dada uma explicação concreta. Estabeleceu-se uma ordem no caos da cabeça da mulher. Dona Joana entendeu a explicação porque foi explicada com elementos que fazem parte do dia-a-dia da gente humilde.
A sintonia com a maneira de pensar e de falar dos fiéis e a rapidez com que é feito o diagnóstico tornam a visão do mundo extremamente eficaz. Essa rapidez de interpretação traz alívio, esclarece o problema e pode ser um começo de cura.
Religiosidade popular
O mundo da umbanda é povoado de espíritos e entidades espirituais que regulam a vida quotidiana e permitem que o fiel se relacione facilmente com o universo das realidades sagradas.
Essa maneira de ver o mundo não é prerrogativa do universo umbandista, mas é facilmente encontrada em toda forma de religiosidade popular. A religiosidade dos católicos de origem rural tem seu mundo povoado de almas e santos que interferem constantemente na vida diária.
Historicamente, houve uma associação entre entidades espirituais da umbanda e os santos católicos de devoção, como visualiza muito bem o quadro da construção simbólica da umbanda num texto de Gabriel Chester (Cfr. p. 9)
A umbanda, portanto, mergulha no tipo de crença religiosa que revela a interferência do espiritual sobre o cotidiano: é o mundo espiritual que regula e harmoniza as coisas.
3. A experiência religiosa
O que marca em profundidade o participante da umbanda é a experiência religiosa. Essa experiência de contato com a divindade acontece em dois momentos: o primeiro momento é o inicial, quando o adepto tem a impressão de estar sendo chamado por um determinado espírito; o segundo, durante o momento ritual, quando a entidade continua tomando conta da pessoa.
No começo
Cada pai de santo ou filho de santo conta que, no começo de sua iniciação, houve uma experiência muito intensa de contato com a divindade, quase sempre motivada por um sofrimento muito intenso e sem uma explicação plausível.
Esse sofrimento inicial é interpretado como condicionado ou produzido por forças de outra ordem que a sociedade circunstante, muitas vezes, não compreende e estigmatiza como manifestação da loucura.
A pessoa atingida por essa experiência procura resistir e não quer se entregar a esta possível explicação. Tal resistência e sua persistência, porém, indicam a inelutabilidade do caminho a ser seguido.
No fim, a aceitação acarreta uma atitude de alívio e comporta uma missão no seio da comunidade. Um pai de santo conta: "Não vou me importar com aquilo que as pessoas pensem ou digam. O suficiente é que eu saiba o que eu estou fazendo. Porque eu não quero nada para prejudicar ninguém. Se for para ajudar a aliviar a dor dos meus semelhantes, eu aceito de bom gosto. Eu aceito também para aliviar a minha dor."
No ritual
Há momentos em que a experiência mística é vivenciada em toda a sua intensidade e que acontece durante o momento ritual da descida das entidades. Usualmente, esse momento é chamado de "transe". A entidade espiritual toma conta do sujeito, o qual lhe empresta sua própria pessoa. Há um contato direto com as divindades. O êxtase, a descida dos espíritos e a possessão recompõem a unidade com o sagrado, aliviam o fiel crente e permite que a cura se realize e que a situação problemática seja sanada.



4. A ética
Toda religião tem conseqüências éticas ou morais. A ética é um código de valores diretamente ligada à visão de mundo. A umbanda sustenta-se num universo povoado por espíritos e entidades que regulam o ritmo da vida cotidiana. A relação que se estabelece entre pessoas e deuses orienta, também, o comportamento dos seres humanos entre si.
Visão do mundo e relações humanas
Se, de um lado, as entidades espirituais ajudam a estabelecer uma ordem no caos da vida diária, há seres, porém, que podem atrapalhar. É exigido, neste caso, um ritual para apaziguar e tornar benévolos esses seres. As entidades negativas não podem ser expulsas de uma só vez; nem isso seria possível. A umbanda precisa exorcizar o mal para que, uma vez domesticado, possa concorrer para o bem.
Há, portanto, um aliciamento dos exus (entidades ambíguas), para que possam ajudar a sessão ritual e a vida do adepto. O equilíbrio acontece, antes, numa composição de forças aparentemente contrastantes.
O mesmo princípio traduz-se, também, na vida cotidiana e no relacionamento entre as pessoas. O que se apresenta marginal e desviante na nossa sociedade não é excluído e eliminado, mas aliciado e assumido dentro da umbanda. As prostitutas, os homossexuais, os bandidos têm um lugar aceito dentro desta forma religiosa.
A caridade
O elemento que permite uma rearticulação de forças antagônicas é a caridade. É ela que possibilita uma harmonia entre opostos. É um elo imprescindível de equilíbrio e inclusão. Daí a ênfase dada na umbanda à caridade.
A mesma doença, em todos suas manifestações, é sempre uma alteração de um equilíbrio entre dois pólos: o positivo e o negativo. É, como tal, a pontualização de um conflito em que há brigas de entidades. Fazer obrigações, fazer o bem a quem precisa, ajuda a controlar o estado de ansiedade, proporciona um alívio e pode permitir a cura.
5. O ritual umbandista
Toda religião tem um ritual simples ou complexo. A umbanda é um movimento religioso centrado quase que exclusivamente no ritual.
O grupo religioso encontra-se e reúne-se para celebrar os momentos da vida. O primeiro contacto que um novo adepto tem com o grupo é sempre durante a sessão ritual.
A mesma cosmovisão é apreendida durante o rito. É alí que se vê, se experimenta e se assume uma particular maneira de ver a realidade. Esse saber é fruto não tanto de explicações teóricas e de doutrinas, mas de uma aprendizagem por contaminação.
Também a experiência mística é vivida em toda sua intensidade durante o momento ritual. As entidades espirituais descem nas pessoas que fazem parte do grupo religioso e que estão participando do ritual.
Por último, também, a prática da caridade, como momento ético privilegiado, dá-se principalmente durante o momento ritual. É ali que os espíritos descem para trabalhar e cumprir sua missão. Praticam a caridade na terra, mitigando os sofrimentos dos consulentes e aliviando os problemas das pessoas. Os pretos velhos e os caboclos sugerem que a dor não pode ser entendida como algo de negativo, mas como purificação, aceitação e catarse.
OS VÁRIOS MOMENTOS DO RITUAL UMBANDISTA
Cantos introdutórios: várias músicas são cantadas e prepara-se o ambiente da sessão.
Defumações: são incensados os médiuns individualmente e o povo como um todo.
Chegada do pai de santo que dá início à sessão.
O pai de santo entra em transe e incorpora as entidades espirituais.
Os médiuns e os filhos de santo entram em transe. Começa o aconselhamento e a cura.
Antes de terminar a sessão, há compromissos com os orixás. A sessão termina com saudações.

Religiões - Afro-brasileiras


Candomblé
A África está na origem da religião dos orixás
A cosmovisão africana influencia os símbolos do candomblé, mas também o processo da escravidão e o transplante violento da religião nagô no Brasil estão refletidos na composição do candomblé.
O axé
A visão do mundo africana, centrada no eixo religioso da vida, faz com que todos os elementos, animados e inanimados, sejam imbuídos de uma força vital que promove a ação e é fonte de poder e eficácia. Essa força, chamada axé na língua nagô ou ioruba, permite acontecer o devir. É uma força inerente às realidades e torna possível o processo vital.
Juana Elbein dos Santos, uma grande estudiosa do candomblé, diz que o axé reside no sangue dos seres vivos e nas substâncias essenciais de cada ser, simples ou complexo, que compõe o mundo.
Os ritos de passagem, os ritos de casamentos, os ritos de nascimento e de iniciação transmitem o axé, sendo que esta força entra em contato com a pessoa e com os objetos sagrados.
No mundo africano, tudo é cheio de vida e está vivo. É uma vida, às vezes, ameaçada por forças que atemorizam, mas é também um mundo de espíritos que protegem e acompanham as pessoas. São raios e trovões ameaçadores, mas também chuva e rios que permitem a colheita e a comida. O grande mistério da vida é celebrado nos rituais do nascimento e do casamento.

Início de uma sessão do candomblé, saudando a pedra sagrada
O Deus supremo e os orixás
O Deus supremo e uma infinidade de seres intermediários garantem a unidade e o dinamismo da vida africana. Olorum, o Deus supremo, pode entrar em contacto com os humanos através dos orixás ou divindades intermediárias. Estes últimos são forças, axé, energia vital provinda de antepassados excepcionais. Incorporando-se em pessoas, recebem devoção e respeito, mas também fornecem proteção e força.
A pessoa humana e a comunidade
O africano é um "ser com" e "vive com". Fora da comunidade, sente-se isolado, ameaçado, desamparado e perdido. Tem sempre uma necessidade de manter ligações com membros de sua família, clã e o grupo social menor. No interior do clã, que é uma unidade de vida, vivos e defuntos convivem numa simbiose coletiva. Também os defuntos continuam como parte integrante da vida, estabelecendo uma solidariedade de destino com os vivos sobre esta terra.
A pessoa africana encontra sua força vital, seu sentido, seu potencial de ser enquanto se encontra unido a outros, visíveis e invisíveis. Fora da comunidade é só confusão e morte.
Os ideais de vida
Os princípios éticos dos africanos estão enraizados em conceitos chaves como vida, solidariedade clânica, força e harmonia.
A vida é um bem que deve ser preservado e defendido, procurado e intensificado. Comunicar a vida é a expressão ética fundamental. A mulher-mãe é valorizada e a sexualidade protegida porque se inscrevem no imperativo de transmitir vida. A morte, mesmo que recuperada num nível superior, representa uma diminuição de vida e, como tal, traz sofrimento e carência de energia vital.
A solidariedade clânica representa o princípio de identificação e de existência. Fora do clã continua subsistindo a ausência de leis normativas e a confusão. Há perda de referência e desintegração do indivíduo. É como se um ramo fosse cortado da árvore que o alimenta: seca e torna-se ineficaz.
A força, também física, é procurada como valor indispensável. Maior força indica maior possibilidade de sobreviver em contextos muitas vezes difíceis, como a floresta e a ameaça dos animais ferozes.
Também a harmonia é um bem a ser preservado. O equilíbrio clânico e o uso harmônico da força fazem do africano um ser potencialmente capaz de se tornar um ancestral e, como tal, respeitado e símbolo de uma existência realizada.
O transplante violento dos africanos para o Brasil
O candomblé é sim revelador de matrizes culturais africanas, mas também guarda no seu íntimo o trauma do transplante violento do escravo africano e de suas religiões para o Brasil.
A escravatura dos negros representa a chave de interpretação da sobrevivência e da proliferação das religiões africanas no Brasil. Fala-se de 3,6 milhões de negros trazidos, à força, como escravos para o Brasil.
Eles provinham de diferentes países africanos e de diferentes tradições religiosas. Nos portos da África, os negros eram reunidos na espera da chegada de um navio negreiro. Amontoados como animais, eram selecionados e misturados.
Chegando ao Brasil, os negros eram vendidos nos mercados de escravos e, depois, levados a diferentes locais de trabalho. As crueldades e a decomposição da humanidade eram associadas a fim de controlá-los como exclusiva força de trabalho.
Mesmo que em adversas situações, esmagadas pelo ingente peso da escravidão e não obstante a imposição formal do catolicismo, as referências às memórias passadas eram o único vínculo com uma humanidade que ainda subsistia. Sobretudo as tradições religiosas negras mantiveram-se às escondidas por 400 anos e, em muitos casos, reconstruídas dentro de novos contextos e circunstâncias. Controladas pelo catolicismo dominante e misturadas com o catolicismo popular de matriz lusitana, as peças mantiveram-se mimetizadas e resistentes.
Os terreiros foram os espaços vitais para recriar os espaços simbólicos e a manutenção da vida tradicional. Na Nigéria e em Daomé, os orixás eram cultuados em cidades ou num país inteiro; no Brasil, o espaço de recriação cultual concentrou-se nas unidades dos terreiros. Nesses espaços sagrados foi simbolicamente concentrada a totalidade do mundo africano. E foi assim que, por muito tempo, as religiões africanas adaptaram-se, recriaram-se e sobreviveram no contexto brasileiro.
1.º O grupo religioso do candomblé
Foi especialmente nos terreiros que se mantiveram vivos os sistemas culturais herdados.
Terreiros
Os terreiros são comunidades de vida em que a cosmovisão africana mantém-se presente e viva, em que a reconstrução familiar-clânica continua subsistindo e em que a vida comunitária revela os traços culturais dos africanos.
Todos os membros encontram-se unidos na mesma fé, protegidos pelos orixás, submissos a uma autoridade religiosa e espiritual e em que uma solidariedade econômica-religiosa fundamenta a co-responsabilidade do trabalho.
A autoridade espiritual e moral está concentrada nas mãos dos "pais" ou "mães de santo", chamados também de "babalorixás"ou"ialorixás". O nome "mãe" e "pai" significa que os adeptos aceitam uma segunda educação pelas mãos de pessoas significativas em suas vidas.
Cabe aos chefes do terreiro presidir as cerimônias religiosas, receber os convidados, raspar a cabeça dos iniciados, supervisionar os ritos e apontar os novos iniciados.
A estrutura do candomblé inclui duas categorias de pessoas: os iniciados propriamente ditos e os titulares, de pessoas executivas e honoríficas. Os primeiros percorrem todo o processo formal de iniciação, do aspirante ao superior religioso do terreiro. O segundo grupo é representado pelos "ogãs", pessoas que exercem um cargo executivo e honorífico no candomblé e que contribuem para solucionar problemas jurídicos, formam um corpo seleto de prestígio.
Os terreiros contemplam uma certa autonomia, mesmo que haja um relacionamento entre eles. A autonomia é fonte de prestígio e, muitas vezes, também de conflitos e tensões entre os babalorixás. Sendo uma realidade relativamente autônoma, a interdição do incesto regula as relações entre os membros; visto que todos participam do mesmo axé, a interdição sexual entre os membros da mesma família é constitutiva e normativa.
2.º A cosmovisão do candomblé
O mundo dos orixás representa uma vasta cosmologia, em que personagens históricas e mitos querem contar a estrutura imaginária da religião nagô. Damos sucintamente uma descrição, lembrando que é ao redor desses intermediários que se joga toda a estrutura ritual dessa religião.
Algumas observações são importantes na compreensão da cosmovisão iorubá. Antes de tudo, vários autores assinalam a coincidência extraordinária entre os caracteres típicos dos orixás e a personalidade dos adeptos. O orixá fogoso ou calmo está associado ao tipo humano com comportamento fogoso ou calmo e assim por diante.
Muitos orixás estão associados, também, a santos católicos. A realidade dessa combinação vem dos tempos da escravidão, quando a religião oficial católica impôs um verniz formal religioso sobre as religiões africanas. Externamente, os negros praticavam o catolicismo, mas, internamente, reviviam os mitos africanos.

Jornalista do Extra recebe o prêmio ‘Rosas de Ouro’ por divulgar boas iniciativas da Umbanda e do Candomblé

Extra
Tamanho do texto A A A
Uma festa pelo reconhecimento da religião, da cultura e da identidade negra uniu, no último domingo, centenas de pessoas no Clube Sepetiba Futebol e Regatas, no mesmo bairro, para a entrega do prêmio “Rosas de Ouro”.
Na ocasião, o jornalista do EXTRA, repórter da Revista da Zona Oeste, Bruno Cunha, foi homenageado por divulgar as iniciativas de adeptos da Umbanda e do Candomblé.
Segundo a Yalorixá Jupira Nascimento, a mãe Fomo de Ewa, que é a organizadora do evento, foi graças às matérias “Balaios da liberdade” e “Festas de preto velho”, do repórter, que foi possível registrar o projeto Balaio das Yabás na Lei da Oxum, que dá apoio à Cultura e ao Turismo:
- Carrego cópias coloridas e plastificadas das matérias junto ao projeto. Ele faz seu trabalho com paciência e carinho. Quando entreguei o troféu disse: é simples, mas com amor.
Para o repórter, ainda há muito o que aprender:
- As religiões de matriz africana têm muito a ensinar com a maneira respeitosa de expressar a fé.



Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/zona-oeste/jornalista-do-extra-recebe-premio-rosas-de-ouro-por-divulgar-boas-iniciativas-da-umbanda-do-candomble-5972878.html#ixzz25R7PRXRH

Cartilha para evitar gravidez de feto anencéfalo Para evitar a gravidez de feto anencéfalo e com outros defeitos, a Febrasgo lançou uma cartilha que alerta a importância do ácido fólico antes e durante os primeiros meses de gestação.


 
05 Votos 0 - Votar
imprimircomentarios (0)
A Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) lançou na última quinta-feira (30) uma cartilha para evitar a gravidez de feto anencéfalo. Este material deve orientar as mulheres grávidas ou as que pretendem engravidar sobre como prevenir a anencefalia. A cartilha foi apresentada oficialmente durante um congresso em São Paulo.
509672 Cartilha para evitar gravidez de feto anencéfalo 2 Cartilha para evitar gravidez de feto anencéfalo
Uma cartilha foi elaborada para prevenir gravidez de feto anencéfalo. (Foto:Divulgação)
Saiba mais: Anencefalia: o que é

Medidas preventivas contra a má formação do feto

texto da cartilha, que foi baseado em uma orientação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, tem como principal objetivo alertar sobre a importância deconsumir suplemento de ácido fólico. A substância, quando administrada adequadamente, evita 75% das malformações cerebrais.
Além de prevenir que o feto nasça sem cérebro, a cartilha também expõe outros problemas capazes de afetar o bebê durante a seu desenvolvimento no ventre materno. O material faz ressalvas para a espinha bífida, um problema no qual a coluna não se fecha por completo e a medula fica para fora do corpo. Outro defeito abordado pela cartilha é a encefalocele, na qual a abertura do tubo neural acontece no crânio, causando uma elevação com líquido e massa cerebral.
Estima-se que 3 milhões de folhetos serão distribuídos nos consultórios brasileiros nos próximos meses. O Febrasgo está propondo ainda que os ginecologistas tenham uma conversa com suas pacientes, explicando os riscos da anencefalia e as medidas preventivas para evitar a formação de um feto sem cérebro.
509672 Cartilha para evitar gravidez de feto anencéfalo Cartilha para evitar gravidez de feto anencéfalo
O material orienta sobre a importância de consumir ácido fólico. (Foto:Divulgação)
Sob a supervisão médica, a mulher deve fazer uma suplementação oral de 400 microgramas de ácido fólico por dia, pelo menos um mês antes de engravidar e durante os outros três primeiros meses de gestação.
Sabe-se que 58% das mulheres não planejam a gravidez e descobrem a existência do feto depois dos dois meses. Os médicos alertam que neste estágio o tubo neural já pode estar formado, o que dificulta evitar uma má-formação. Por mais que o diagnóstico da gravidez aconteça depois do segundo mês, a mulher não deve ingerir maiores doses de ácido fólico para compensar o tempo sem o composto, afinal, não terá resultados e pode até prejudicar a saúde, devido à sobrecarga de nutrientes.
A gestante deve incluir no seu cardápio alimentos que possuam ácido fólico, tais como as folhas verdes escuras (couve, brócolis e espinafre), feijão, lentilha, suco de laranja, carne de fígado, ervilha, milho, amendoim e morango. Caso a quantidade do composto seja insuficiente, ela deve recorrer a um suplemento alimentar.
509672 Cartilha para evitar gravidez de feto anencéfalo 1 Cartilha para evitar gravidez de feto anencéfalo
Um mês antes e nos três primeiros meses de gestação, mulher deve consumir suplementação oral de 400 microgramas de ácido fólico por dia. (Foto:Divulgação)

Pontos abordados pela cartilha

Em sua primeira parte a cartilha explica sobre o DTN (Defeito do Tubo Neural), adotando uma linguagem de fácil compreensão e imagens ilustrativas. Em seguida, o material fala a respeito da importância do ácido fólico para prevenir a má-formação.

corrente da prosperidade!


Programa Espiritual de 63 dias é uma ótima opção para as pessoas que procuram meios de fortalecer a fé em Deus. Mesmo em situações de medo e aflição, as orações ajudam a acalmar o coração e permitem conquistar a vitória em vários pontos da vida. O programa recebeu este nome porque ele contém 63 afirmativas, que deverão ser seguidas durante nove semanas, sem interrupções.
509735 Programa espiritual de 63 dias 1 Programa espiritual de 63 dias
O Programa espiritual é ideal para quem deseja alcançar uma graça. (Foto:Divulgação)
Quem deseja alcançar uma graça ou realizar um sonho tem bons motivos para aderir ao Programa Espiritual de 63 dias. Entretanto, é importante se perguntar antes se o desejo é realmente justo diante dos olhos de Deus. Caso a pessoa se esqueça de orar algum dia, ela terá que começar o programa novamente, sempre procurando mentalizar o seu pedido com muita fé e esperança.
Você também vai gostar de ver: Mensagens sobre amor de Deus para Facebook

Como funciona o Programa Espiritual de 63 dias?

Para dar início ao período de orações, é necessário primeiramente mentalizar ou proferir em voz alta a seguinte afirmativa: Senhor, tu podes todas as coisas, tu podes conceder-me a graça que tanto almejo. Cria Senhor, as possibilidades para a realização de meu desejo, em nome de Jesus, amém. Se for possível, esta oração deve ser repetida todos os dias ao longo do programa.
Não basta apenas ler as afirmativas periodicamente, é necessário relê-las durante o período de programa e agradecer a Deus por escutar as preces. Acompanhe a seguir as origens das afirmativas:
Da 1ª a 7ª: afirmativas foram pronunciadas por Jesus Cristo;
Da 8ª a 14ª: afirmativas dos apóstolos do senhor;
Da 15ª a 63ª: afirmativas elaboradas por teólogos, psicólogos e outras pessoas que passaram por uma poderosa experiência espiritual.
Ao fim do programa, com a graça alcançada ou não, com certeza a pessoa vai se sentir vitoriosa e mais perto de Deus.

63 afirmativas do Programa Espiritual

509735 Programa espiritual de 63 dias 2 Programa espiritual de 63 dias
É importante não esquecer nenhum dia de rezar, caso contrário o programa volta desde o início. (Foto:Divulgação)
Veja a seguir a afirmativa que deve ser pronunciada em cada um dos 63 dias de programa espiritual:
1º DIA: DOMINGO
Se pedires, Deus te dará. Se buscares, Deus te fará encontrar. Se bateres, Deus te abrirá a porta. Pois tudo o que pedes, recebes de Deus. O que buscas, encontras em Deus e, para quem bate, Deus abrirá as portas.
2º DIA: SEGUNDA- FEIRA
Em verdade eu vos digo, se dois dentre vós sobre a terra concordarem a respeito de qualquer coisa que desejardes pedir, isto será concedido por meu pai que está nos céus. Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estarei eu no meio deles.
3º DIA: TERÇA-FEIRA
Por isso vos digo, que tudo quanto pedires em oração, crede que receberás e assim será para convosco.
4º DIA: QUARTA-FEIRA
Se tens fé, cumpre saberes que tudo é possível àquele que a tem.
5º DIA: QUINTA- FEIRA
Não te disse eu, que se creres tu verás a Glória de Deus ?
6º DIA: SEXTA-FEIRA
Tudo quanto pedires em meu nome eu farei. A fim de que o Pai seja glorificado através do filho. Por isso repito: se pedires qualquer coisa em meu nome, Eu o farei.
7º DIA: SÁBADO
Se vós estiverdes em mim, as minhas palavras estiverem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será concedido.
8º DIA: DOMINGO
E esta é a confiança que temos com Ele, que se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos atenderá ( S. João ).
9º DIA: SEGUNDA-FEIRA
Se porém algum dentre vós necessita de alguma coisa, peça a Deus que a todos dá liberalmente e nada nos nega, e ser-lhe-á concedido. Peça porém com Fé e nada duvidando. Não duvide se conseguirá de Deus alguma coisa. ( S. Tiago ).
10º DIA: TERÇA-FEIRA
Se Deus é por nós, quem será contra nós ? ( S. Paulo ).
11º DIA: QUARTA- FEIRA
Posso vencer todas as coisas pelo poder de Cristo. Ele me dará forças. ( S. Paulo ).
12º DIA: QUINTA- FEIRA
Eu creio e estou certo que Jesus é poderoso para guardar o meu tesouro até o dia apropriado de me entregar. ( S.João ).
13º DIA: SEXTA- FEIRA
Os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, nem jamais penetrou no coração dos homens as bênçãos que Deus tem preparado para aqueles que o amam. ( S.Paulo ).
14º DIA: SÁBADO
Porque tudo aquilo que é gerado por Deus vence o mundo e, essa é a vitória que vence o mundo: A nossa Fé. ( S.Paulo ).
15º DIA: DOMINGO
Nossa Fé ao iniciarmos um empreendimento duvidoso, é a única coisa que assegura o bom êxito dele.
16º DIA: SEGUNDA-FEIRA
Todo problema pode ser solucionado de maneira acertada, fazendo Orações Afirmativas que liberam todas as forças por intermédio das quais se conseguem os resultados.
17º DIA: TERÇA-FEIRA
É importante lembrar que quando você estiver fazendo sua oração, você está tratando com a maior força existente no Universo. A força que criou o próprio Universo, “Deus”, Ele pode criar todos os caminhos para a realização dos seus desejos.
18º DIA: QUARTA-FEIRA
O poder da oração gera a manifestação da energia cósmica e espiritual. Assim como existem técnicas científicas para a liberação da energia atômica, existem também processos científicos para a liberação da energia espiritual, que por meio do mecanismo da oração viabiliza o seu desejo. Esta afirmativa é uma delas.
19º DIA: QUINTA-FEIRA
A capacidade de possuir e utilizar a Fé para conseguir a liberação da energia espiritual que ela proporciona, é uma habilidade que como qualquer outra, deve ser estudada e praticada a fim de se chegar à perfeição.
20º DIA: SEXTA-FEIRA
As atitudes são mais importantes que os fatos. Qualquer fato que enfrentarmos por mais penoso que seja, mesmo que pareça imutável ou irremediável, é muito menos importante do que as nossas atitudes para com ele. A Oração e a Fé somadas a minha atitude de forma pensada, dominam e modificam inteiramente qualquer fato.
21º DIA: SÁBADO
Faça uma lista dos valores positivos que você possui. Quando encaramos mentalmente estes valores e pensamos firmemente e com convicção, realçando-os ao máximo, as nossas forças interiores começam a firmar-se e com o auxílio de Deus, tiram-nos da derrota para conduzir-nos a vitória.
22º DIA: DOMINGO
Conceba Deus, como estando do seu lado todos os dias, em sua casa, no seu trabalho, na rua, no automóvel, sempre perto de você, onde quer que você esteja, como companheiro muito intimo. Leve a sério o conselho de Cristo : Ore sem cessar; falando com Deus de maneira natural e espontânea. Deus compreenderá.
23º DIA: SEGUNDA-FEIRA
O valor básico na física é a força, o fator básico na psicologia é o desejo realizável. A pessoa que pressupõe o êxito, tende a possuí-lo.
24º DIA: TERÇA-FEIRA
Pare de alimentar pensamentos negativos durante suas orações. Somente os positivos é que dão resultados. Afirme agora : Deus está comigo; Deus está me ouvindo; Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
25º DIA: QUARTA-FEIRA
Aprenda hoje a magia da crença. Alimente no espírito somente pensamentos, palavras e atitudes positivas. Modifique seus hábitos mentais para crer ao invés de descrer. Aprenda a esperar e a confiar apesar de todas as duvidas. Procedendo assim, você trará a graça que almeja para o reino das possibilidades e realizações.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo; Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
26º DIA: QUINTA- FEIRA
A pessoa que confia em Deus e em si, que é positiva, que cultiva o otimismo e que se entrega a uma tarefa com a certeza de que está coroado de êxito; magnetiza a sua condição. Atrai para si as forças criadoras do Universo e a realização do seu desejo.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo; Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
27º DIA: SEXTA-FEIRA
Sendo justo o seu pedido, existe uma profunda tendência para alcançar o que se imagina e o que se conserva gravado no espírito. Por isso afaste do pensamento as idéias ruins. Nunca aceite que o pior poderá acontecer. Espere sempre pelo melhor e pela realização do seu pedido. Sua Criação Espiritual do pensamento auxiliada por Deus, lhe concederá essa Graça.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo; Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
28º DIA: SÁBADO
O poder da Fé faz maravilhas. Você pode conseguir as coisas mais extraordinárias pelo poder da Fé. Por isso quando pedir a Deus alguma Graça, elimine as dúvidas do seu coração, por mais difícil que possa parecer. Lembre-se que o poder da Fé Faz Milagres e para Deus Tudo é Possível. Deus está comigo; Deus está me ouvindo; Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
29º DIA: DOMINGO
Lembre-se: Ignore a dúvida. Confie no caminho da à força realizadora.
O poder da Fé é tão grande que nada há que Deus não possa fazer por nós, conosco ou por meio de nós, se permitirmos que ele canalize suas forças através do nosso espírito.
Para Deus tudo é possível e estando com Deus, nada e nem ninguém poderá nos separar de nossos sonhos. Deus está comigo; Deus está me ouvindo; Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
30º DIA: SEGUNDA-FEIRA
Repita várias vezes hoje:
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
31º DIA:TERÇA-FEIRA
O temor é o grande inimigo aniquilador da personalidade humana e a preocupação é a mais sutil e a mais destruidora de todas as doenças humanas.
Entregue agora os seus temores e suas preocupações a Deus Todo Poderoso. Ele sabe o que fazer com elas.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
32º DIA: QUARTA: FEIRA
Cristo disse: “Se tiverdes Fé, mesmo que ela seja do tamanho de um grão de mostarda, nada será impossível”  A Bíblia fala da Fé de modo absoluto, real e verdadeiro.
A Fé não é uma ilusão, nem uma metáfora. Ela é um fato absoluto.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
33º DIA: QUINTA-FEIRA
A Fé não é fazer força para crer. É passar do esforço para a confiança.
É mudar a base de sua vida passando a buscar-se em Deus e não em você apenas.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
34º DIA: SEXTA-FEIRA
Diz um ditado popular que devemos ver para depois crer. Cristo nos ensina porém, o contrário. Diz Ele que devemos crer para depois ver, isto é, se tivermos Fé e sustentarmos na imaginação a realização do que desejamos, “ brevemente este desejo se realizará”. Assim, basta crer para ver.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
35º DIA: SÁBADO
A Fé traz os acontecimentos do futuro para o presente. Mas se Deus demora em atender é porque Ele tem o propósito de fortalecer a nossa Fé e a nossa fibra espiritual por meio da espera, ou então Ele se demora porque fará do nosso pedido um milagre ainda maior e pra isso acontecer, Ele está movendo o mundo espiritual e mexerá na vida de muitas pessoas para criar as possibilidades realizadoras. Suas demoras são sempre propositadas.
Mantenha calma e aprenda a esperar. A Fé move montanhas e muda qualquer fato.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
36º DIA: DOMINGO
Independente da circunstância parecer desfavorável, mantenha sempre a calma. A tensão impede o fluxo de força do pensamento. Seu cérebro não pode funcionar eficientemente debaixo de tensão nervosa. Enfrente tranqüilamente seus problemas sem forçar uma resposta. Mantenha seu espírito tranqüilo que a solução de seus problemas está a caminho e aparecerá a qualquer momento. Serenamente. Extraordinariamente.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
37º DIA: SEGUNDA-FEIRA
A medicina tem progredido muito, mas ainda não descobriu nenhum remédio ou vacina para nos libertar de nossos próprios temores ou conflitos emotivos.
Mas uma compreensão melhor de nosso íntimo, respeitando nossas verdades, nossos desejos e o desenvolvimento da Fé em nosso espírito, forma a combinação perfeita para a providência divina e permanente a qualquer um de nós.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
38º DIA: TERÇA-FEIRA
Lembre-se de que as afirmativas divinas são verdadeiras leis. Lembre-se também de que as leis espirituais governam todas as coisas. Deus disse por meio de Cristo:
”Se tens fé, cumpre saberes que tudo é possível àquele que a tem”.
Essa afirmação é uma lei divina imutável e inquestionável.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
39º DIA: QUARTA-FEIRA
Não faça somente pedidos quando orar, afirme também que lhe estão sendo dadas muitas outras bênçãos e agradeça-as. Faça uma oração em intenção de alguém com quem não simpatize ou que o tenha tratado mal. Perdoe esta pessoa.
O ressentimento é a barreira número um da força espiritual.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
40º DIA: QUINTA-FEIRA
Manifeste sempre seu consentimento em aceitar a vontade de Deus. Peça o que quiser mas esteja pronto para aceitar a vontade de Deus, pois Ele sabe a hora certa pra tudo. Muitas vezes leva-se algum tempo para receber o que se quer, pois precisamos nos preparar e muitas vezes outras pessoas também. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia Nele e Ele tudo o fará.”
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
41º DIA: SEXTA- FEIRA
700 A.C um profeta israelense disse: ”Não o soubeste ? Não ouviste ainda que o eterno Deus, o Senhor, o Criador de todas as coisas não desfalece, não cansa e nem dorme ? “
A sua compreensão é poderosa. Ele dá força aos fracos e renova a resistência dos que o buscam. É uma bela notícia, não achas
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
42º DIA: SÁBADO
Há um Poder Supremo e este Poder realiza tudo por você. Não tente vencer seus problemas sozinho. Recorra a Deus e usufrua do Seu Auxílio. Porque se sentir desgastado, se pode recorrer a Ele ? Apresente-lhe o seu problema e peça uma resposta específica. Ele lhe dará.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
43º DIA: DOMINGO
Diga várias vezes hoje a si mesmo. “A concretização do que almejo não depende de minha habilidade, mas da Fé que deposito na habilidade de Deus que tudo pode”.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
44º DIA: SEGUNDA-FEIRA
Faça a seguinte oração: “Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem”.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.

45º DIA: TERÇA-FEIRA
Vá hoje um pouco mais além da Fé, ponha em prática a idéia da presença de Deus em sua vida. Creia sempre que Deus é tão real e presente como qualquer pessoa que convive com você. Creia que as soluções que Ele apresenta para seus problemas são infalíveis. Creia que você está sendo guiado pelas mãos divinas, em conformidade com a verdade no resultado certo que deseja.
Vou além da Fé, pois Deus é real e está presente em minha vida. Deus é infalível e as soluções que Ele apresenta para derrotar os meus problemas também.
Eu estou sendo guiado pelas mãos divinas em conformidade com a Verdade, com a Justiça, com o Amor e com a Realização do Meu Desejo.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
46º DIA: QUARTA-FEIRA
Diga hoje: Sei que vou conseguir o que desejo, sei que vou vencer todas as minhas dificuldades. Sei que possuo em mim todas as forças criadoras para enfrentar qualquer situação e para vencer tudo e qualquer coisa. Sei que posso resolver todos os problemas e embaraços que existam em minha vida, pois todas as forças que possuo vêm de Deus que me ama e me faz vitorioso em tudo.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
47º DIA: QUINTA-FEIRA
Aprenda hoje um fato importante. Seja qual for a situação que estiver enfrentando, fique tranquilo, relaxe os nervos, mantenha-se calmo. Assuma uma atividade amiga, tenha Fé e dê o melhor de si. Apodere-se assim da paz de Cristo. Ele disse:
“Deixo-vos na paz, eu vos dou a minha paz, não se turbe o vosso coração nem vos atemorize”.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
48º DIA: SEXTA-FEIRA
Jesus disse: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Aprende comigo a humildade e a mansidão do espírito e encontrais conforto para os vossos corações”. Dirija-se a Ele hoje.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
49º DIA: SÁBADO
Se você tem alguma amargura, o remédio acertado para ela é o conforto salutar que advém da Fé em Deus. Inegavelmente a receita básica para sua amargura é entregar-se confiantemente a Deus, desabafar-lhe o que oprime o vosso coração.
Ele há de drená-la de seu espírito e transforma-la em Vitória.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
50º DIA: DOMINGO
Um famoso trapezista estava se empenhando em encorajar um aluno a fazer acrobacias no alto do um trapézio de um circo, mas o rapaz não conseguia pois o medo de cair não o deixava. Foi então que o professor lhe disse uma das mais extraordinárias frases desta vida: – Rapaz, lance seu coração sobre a barra que seu corpo o acompanhará. O coração é o símbolo da atividade criadora. Lance a Fé sobre as dificuldades, lance a essência espiritual de seu ser sobre os obstáculos, lance-se ao encontro do desejo do seu coração que sua parte matéria o acompanhará. Então você há de ver que os obstáculos não tinham tanta resistência assim.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
51º DIA: SEGUNDA-FEIRA
De duas coisas você pode estar certo: Qualquer experiência que nos tortura a alma,
traz consigo a oportunidade de crescermos com ela.
E a maior parte dos transtornos desta vida está dentro de nós mesmos. Mas Felizmente a solução para eles também esta ali dentro de nós, pois o mistério bendito, Deus, também pode habitar dentro de nós desde que o convidemos. Faça isso.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
52º DIA: TERÇA-FEIRA
Apodere-se hoje de otimismo que é o pensamento positivo iluminado. Quando nossa mente está cheia de otimismo, nossas forças naturais re-criadoras são estimuladas por Deus. O otimismo tem seus alicerces firmados na Fé, na expectativa e na esperança. Confiante de que existe uma solução certa para todos os nossos problemas.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
53º DIA: QUARTA-FEIRA
Afinal ter problemas não é tão desesperador assim. Desesperador é não ter coragem de lutar contra eles. Homens fortes e criadores que realizam grandes obras, acreditam que os problemas são para a mente, assim como os exercícios são para os músculos. E desenvolvem nela, a força e a resistência necessária para uma vida construtiva e feliz.
Agradeça a Deus hoje, pelos problemas que você já conseguiu vencer com a sua coragem e determinação.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
54º DIA: QUINTA-FEIRA
Liberte-se de suas desilusões do passado. Impeça que elas entristeçam o seu presente, nem lhe atrapalhem o futuro. Diga como um célebre filósofo – Não vou me preocupar com o passado. Vou apenas pensar no meu presente; plantando para o futuro.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
55º DIA: SEXTA- FEIRA
Se pretende que suas energias sejam renovadas diariamente, deve fazer o seguinte: Toda nova energia procederá realmente da vitalidade espiritual que receberá, quando entregar sua vida a Deus. Quando aprender a viver na companhia de Deus e a falar com Ele de maneira natural e espontânea. Em tais circunstâncias a oração tem se mostrado ser a mais poderosa força re-ativadora do estímulo e da renovação das energias.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
56º DIA: SÁBADO
Muita gente não tinha o costume de orar e passou a fazê-lo porque descobriu que a oração não é um exercício místico, visionário e piegas. Essa gente descobriu que a oração é um método prático e científico para desenvolver a Fé, estimular a mente e a capacidade criadora. Realmente a oração desobstruiu o canal espiritual que liga o nosso espírito ao Espírito Santo de Deus.
Sua graça então pode fluir livremente para nós.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
57º DIA: DOMINGO
De uma coisa você pode ter certeza: jamais conseguirá resultados do coração se não Orar. Jamais aumentará a sua Fé se não desenvolvê-la e exercitá-la por meio da oração, da perseverança e da paciência, que são os três fatores primordiais de uma vida vitoriosa. Deus ouve e sempre ouvirá as suas preces.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
58º DIA: SEGUNDA-FEIRA
Disse Deus por intermédio de um profeta:
“Buscar-me-eis e me achareis no dia que me buscardes de todo o vosso coração”.
Isto é tão verdadeiro quanto a presença do sol na terra. Deus impulsionou as forças realizadoras necessárias que providenciaram a realização do meu pedido.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
59º DIA: TERÇA-FEIRA
Conquistar a Deus não se faz às pressas. Permanecer muito tempo com Deus é o segredo de conhecê-lo e fortalecer-se Nele. Deus cede à persistência de uma Fé que não cansa. Cede as suas mais ricas graças àqueles que clamam por seus desejos de forma constante em suas orações. Deus criou um caminho onde não existia caminho.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
60º DIA: QUARTA-FEIRA
Não se preocupe em pensar que está importunando a Deus com seus pedidos constantes. Clamar a Deus e não desistir jamais de clamar é a essência da oração eficiente. A insistência no pedido não significa repetição incoerente, mas sim o empenho sustentado na Fé diante de Deus. O poder da Fé move montanhas, derruba muralhas, concretiza objetivos, realiza sonhos, conquista amores e faz maravilhas.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
61º DIA: QUINTA- FEIRA
A oração aumenta a Fé, traz inteligência e sabedoria, alarga e equilibra a mente. O pensamento é iluminado na oração e podemos aprender a criar muito mais depois de 10 minutos de oração, do que em muitas horas de escola. Você pediu, Deus lhe deu. Você buscou, Deus o fez encontrar.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
62º DIA: SEXTA- FEIRA
Deus tudo faz por nós em resposta as nossas Orações. Todas as pessoas que conseguiram realizar na vida coisas extraordinárias, são unânimes em afirmar que colocaram a Oração em primeiro lugar nos seus esforços, que deram ênfase a Oração, que se entregaram a Ela tornando-a uma verdadeira tarefa. Sujeitaram-se a Ela, dando-lhe fervor, urgência, perseverança e tempo. Jesus disse: que se tu creres, verás a glória de Deus.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
63º DIA: SÁBADO
Em qualquer situação da vida, Orar é a maior e a melhor coisa que podemos fazer. Para fazer bem, deve-se haver quietude, tempo e deliberação. Deve-se também haver em nós o desejo de vencer os obstáculos por meio da oração. Devemos sempre buscar vencer por meio da oração. O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não oram, deixando assim escapar a vitória. Lembre-se agora das palavras de Jesus:
”Se tens Fé, cumpre saberes que tudo é possível para aqueles que a tem”.
O segredo da Vitória então é Orar com  Fé, que consiste em acreditar ser possível,
Receber as estratégias Divinas e Agir em busca da conquista.
Deus está comigo; Deus está me ouvindo;
Deus está providenciando a solução necessária para o pedido que lhe fiz.
Eu acredito que Deus está libertando todas as forças que me darão o que eu desejo.
Eu acredito que estou sendo ouvido por Deus.
Eu acredito que Deus sempre abrirá um caminho, onde não existe caminho.
Coloco o dia de hoje, a minha vida, a minha família, os meus entes queridos, o meu trabalho, as minhas necessidades e o pedido do meu coração pelo qual eu oro, nas mãos de Deus de onde só pode advir o bem. Sejam quais forem os resultados deste dia, ele está nas mãos de Deus de onde somente pode advir o bem.
509735 Programa espiritual de 63 dias Programa espiritual de 63 dias
Ao fim de 63 dias, Deus com certeza vai ouvir as suas preces. (Foto:Divulgação)