As pétalas da rosa vermelha são ricas em vitamina C, por essa razão ajudam a tonificar o sistema imunológico do organismo favorecendo uma melhor proteção à saúde. Essa mesma substância age como antioxidante, impedindo a proliferação de toxinas e radicais livres no corpo. Consequentemente, previnem o envelhecimento precoce e ainda mantém a pele e o cabelo saudáveis.
Além disso, o chá de rosas vermelhas trabalham para atenuar cólicas menstruais, por isso é considerado um grande aliado das mulheres. Uma outra propriedade medicinal presente nas rosas vermelhas é a chamada polifenol. Essa substância auxilia o organismo a prevenir problemas cardiovasculares, osteoporose e até mesmo o câncer.
A rosa vermelha também possui propriedades adstringentes, antissépticas, antialérgicas e antidepressivas. Além disso, melhora a circulação, tonifica o coração e age como um poderoso calmante. Já para a pele é ótima quando o assunto é o combate de espinhas e cravos.
Chá de rosa vermelha
Para preparar o chá de rosas vermelhas você vai precisar de 200 ml de água filtrada e duas colheres (de chá) de pétalas secas ou três colheres (de sopa) de pétalas frescas. O primeiro passo é colocar a água par ferver em um recipiente com tampa. Assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e acrescente as pétalas. Deixe o recipiente tampado por 10 minutos.
Passado esse tempo, use uma peneira para remover todas as pétalas e o chá está pronto para ser ingerido. A indicação é que o chá seja ingerido sem adoçar, mas se for o caso opte pelo mel. A dica é beber até duas xícaras por dia, evitando superdosagens e efeitos colaterais indesejados.
Cuidados
Mesmo se tratando de um ingrediente natural, a dica é que um médico seja consultado. Só ele tem conhecimento suficiente par certificar o uso, principalmente levando em consideração o tipo da doença que está se querendo combater e também as propriedades físicas do paciente, o que inclui a presença de algum tipo de alergia.