O Estilo é o Homem
O registro das testemunhas do óbito, ocorreu:
— “Ao primeiro de abril de 1869, às dez horas e meia da manha”.
— “Ontem... em seu domicílio em Paris, na rua Ste. Anne, nº 59”. A certidão ressalta o que todos sabemos: Allan Kardec retorna ao plano espiritual, numa quarta-feira, dia 31 de março do ano de 1869, fulminado, como citam seus biógrafos, pela ruptura de um aneurisma".
Vimo-lo com o rosto calmo, como se extinguem aqueles a quem a morte não surpreende, e que, tranquilo quanto ao resultado de uma vida vivida honesta e laboriosamente, deixam como que um reflexo da pureza de sua alma sobre esse corpo que abandonam à matéria.
O Espírito de Allan Kardec viera dizer como tinha sido o seu desprendimento, quais as suas impressões primeiras, quais de seus predecessores na morte tinham vindo ajudar sua alma a desprender-se da matéria.
A morte de Allan Kardec é notável por uma coincidência estranha.
— A Sociedade formada por esse grande vulgarizador do Espiritismo acabava de chegar ao fim:
Ao fim da última sessão, o presidente tinha feito suas despedidas; cumprida a sua missão, ele se retirava da luta diária para se consagrar inteiramente ao estudo da Filosofia Espiritualista.
— E fortes na sua virilidade, impor a verdade pela convicção:
Allan Kardec morreu na sua hora.
— Ninguém melhor que Allan Kardec poderia levar a bom termo essa obra de propaganda, à qual era preciso:
Por suas obras, Allan Kardec terá fundado o dogma pressentido pelas mais antigas sociedades.
— É difícil realizar o bem sem chocar os interesses estabelecidos:
Hoje os espíritas choram o amigo que os deixa, porque o nosso entendimento, demasiado material, por assim dizer, não se pode dobrar a essa idéia da passagem.
O Presidente da Sociedade de Paris morreu, mas o número dos adeptos cresce dia a dia, e os valentes, cujo respeito pelo mestre os deixava em segundo plano, não hesitarão em se afirmar, para o bem da grande causa.
Este não é apenas o sepulcro de um homem.
Pagès de Noyez - Le Journal Paris - 3/4/1869.
Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/meditacao-diaria/o-estilo-e-o-homem/#ixzz2WVTYNC1T